08 Março - 2019

Comissão da Mulher e da Advogada da OAB/MA realizará eventos para homenagear as mulheres durante o mês de março

Questões de direitos, garantias, gênero e igualdade social estarão em foco na Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Maranhão (OAB/MA), ao longo de março, durante uma série de encontros que serão realizados no movimento que traz como temática “Mês da Mulher e da Advogada”. A ação é promovida pela Ordem e pela Comissão da Mulher e da Advogada, em celebração ao Dia Internacional da Mulher, realizado nesta sexta-feira (8).

A presidente da Comissão da Mulher e da Advogada da OAB/MA, Vivian Bauer, fala do momento oportuno para se tratar temas tão relevantes para o gênero feminino e para toda a sociedade. “Elaboramos essa programação que homenageia a mulher com a participação de representantes de diversos setores da sociedade, assim como participação da Comissão de Direitos Humanos da OAB/MA, onde estão agregando e colaborando com esta homenagem que realizaremos em todo mês de março. Trabalhamos para entregar a melhor programação possível porque a nossa preocupação é com a mulher de forma geral”, comentou.

Outro objetivo da comissão é fortalecer o intercâmbio da seccional com as comissões do interior. Por isso, a presidente da Comissão da Mulher e da Advogada também vem trabalhando para desenvolver os projetos que alcancem as subseções do interior do Maranhão.

Quem também contribui no processo de elaboração da programação é a Caixa de Assistência dos Advogados do Maranhão (CAAMA), por meio da vice-presidente, Cristiane Ribeiro, que também integra a Comissão da Mulher e da Advogada. “A CAAMA vem realizando ações não só para advogada, mas para toda a sociedade junto à OAB, que também tem prestado um serviço relevante. Realizamos um planejamento para delinear todas as ações que serão desenvolvidas pela CAAMA, voltado ao mês da Mulher. Mês importante nas conquistas dos direitos e defesa da mulher. Estamos com várias organizações e movimentos feministas nesta frente de defesa”, explicou.

Dentre as diversas ações, a OAB/MA lançará o projeto do "Rumbora se Amostrar" que realiza, de forma online nesta primeira etapa, um levantamento de indicadores sobre o uso da bicicleta em São Luís e Grande Ilha. A ideia apoiada pela Seccional Maranhão é idealizada pelos coletivos "Pedal das Minas SLZ" e "Reocupa", uma iniciativa da Sociedade Civil Organizada, com apoio do Fundo Socioambiental Casa, em parceria com outros apoiadores da iniciativa, e que tem por finalidade conhecer o Perfil do ciclista e a demanda potencial de mulheres para o uso da bicicleta. “Nós pretendemos a partir desses dados inserir e incidir ativamente na política pública de mobilidade urbana”, conta a advogada, Marcella Medeiros, uma das líderes do projeto.

A campanha de coleta de dados por meio das pesquisas pretende, a partir das informações compiladas, fomentar e requerer a criação de políticas que promovam o uso da bicicleta nas Cidades, incentivando o Transporte Ativo, em especial a mobilidade por bicicleta, conforme preconiza o Plano Nacional de Mobilidade Urbana, Lei 12.587/2012.

A Pesquisa de Perfil da Ciclista, apresenta ainda o recorte de gênero, com questionário direcionado às mulheres, compreendendo que elas acessam e se deslocam pelas cidades de uma forma singular e com desafios específicos e pode ser realizado neste link http://rumboraseamostrar.com.br/index.php/746146?lang=pt-BR.

As informações coletadas na presente pesquisa estarão com a sua privacidade resguardada, não sendo utilizadas para outros fins. Caso queira acompanhar os desdobramentos do Projeto, deverão informar ao final do questionário seu contato de e-mail.

Mais campanha

A OAB/MA lançará também a Campanha “Toda Mulher é Uma Heroína”, idealizada pela advogada que integra a Comissão da Mulher e da Advogada, Cássia Sousa. O objetivo da campanha é que as mulheres da sociedade possam expressar suas conquistas, sejam elas em qualquer esfera. “As mulheres já podem ir pensando na heroína que existe dentro delas e nos encaminhar vídeos falando dessas conquistas”, ressalta Vivian Bauer.

Seguindo a programação, no dia 28/03, haverá o lançamento da Campanha de Combate ao Assédio. Programação de março Ao longo de março, outros eventos farão parte do mês voltado à discussão de questões da mulher. Do dia 11 a 15 de março, ocorrerá a “Semana da Mulher com a CAAMA”, mais uma da série de evento que premia as mulheres. Nesse período, serão oferecidos profissionais da especialidade de nutrição, ginecologia, clínica geral e massagens faciais e corporais.

Já no dia 28 de março será lançada a campanha de combate ao assédio contra mulher, desempenhada em parceria com a OAB/MA, a Comissão da Mulher e da Advogada e o grupo ”Rumbora se amostrar”. A ideia é reforçar o discurso para as mulheres que, caso sofram ou presenciem um caso de violência sexual, liguem para o 190 para chamar a Polícia Militar ou 180 para a Central de Atendimento à Mulher.

Agenda -Mês da mulher e da Advogada-

Dia 08/03

•8h30 - Café da manhã das funcionárias da OAB/MA

•09h30- Caminhada no Fórum da Justiça Estadual de São Luís com membros da Comissão da Mulher em homenagem às mulheres advogadas; -Lançamento da Campanha: "Mostre a Heroína que Existe em Você".

•14h- "Elas no Comando": Mesa de debates com a Comissão de Direito Militar.

•15h30- Caminhada com o "Fórum Maranhense de Mulheres", com concentração na Praça Joãozinho Trinta (Beira mar), contra a violência e feminicídio, a retirada de direitos e a reforma da previdência.

Dia 11 a 15:
-Semana da Mulher com a CAAMA
-Nutricionista
-Ginecologista
-Clínica Geral
-Drenagem linfática
- Sorteios de serviços especiais

Dia 13:
-Workshop: A Mulher Advogada na Mediação e Arbitragem após o ano de 2015.
Local: Sala da ESA
Horário:19h às 21h
Palestrante: Dra. Iracema Iara
C.H : 2h

Dia 16:
Curso de PJE para Mulheres
Local: Sala da OAB do Fórum Desembargador José Sarney
Horário : Das 14h às 16h
Palestrante: Cristiane Ribeiro
C. H : 4h

Dia 20:
- Prática Trabalhista: Direitos da Mulher
Local: Sala da ESA
Horário: 19h às 22h
Palestrante: Prof. Adriana Mendonça
C.H: 4h

Dia 22:
- Lei Maria da Penha e Peticionamento para as Varas de Violência Doméstica e Familiar
Local: Sala da ESA
Horário: 19h às 22h
Palestrante: Dra. Larissa Tupinambá
C.H: 4h

Dia 23
PJE para Mulheres
Local : Sala da OAB do Fórum Desembargador José Sarney
Horário; 8h ao 12h
C H; 4h

Dia 26
INSS Digital Para Mulheres
Horário : 19h
C H: 4h

Dia 28
Campanha de combate ao assédio contra mulher, desempenhada em parceria com a o grupo Rumbora se amostrar.
Dia 30: Distribuição de lenços e kits de higiene no Hospital Aldenora Bello.

Receba nosso informativo

Receba semanalmente as principais notícias sobre a advocacia do Maranhão.

Cadastro efetuado com sucesso.